[Regional LPD] - Veja o que pode acontecer na última rodada da primeira fase.

Por Alexandre Oliveira

Será disputada na tarde deste sábado(13), a nona e última rodada da primeira fase do Campeonato Regional da Liga Patense de Desportos. Quatro equipes já estão classificadas para as Quartas de Final, sendo o atual bicampeão da competição Niterói E. C. de Carmo do Paranaíba, o Paranaíba E. C., também de Carmo do Paranaíba, Tirense da cidade de Tiros e Ouro Verde de Arapuá. Seis equipes brigam pelas últimas quatro vagas. 

Outra disputa será quanto a colocação final na tabela de classificação, onde se definirão os confrontos das Quartas de Final. Já quanto aos mandantes nos jogos de volta, a situação se definiu na penúltima rodada, uma vez que as atuais equipes Niterói, Paranaíba, Tirense e Ouro Verde já classificadas, também já se garantiram no G4. O Niterói, único invicto na competição (dentro de campo), já garantiu a primeira colocação geral e apenas cumpre tabela na última rodada. Veja agora as chances de cada time:

E C MAMORÉ: 

Dono da pior campanha da competição, o "Sapo" de Patos de Minas carregou a lanterna durante todas as rodadas. Com apenas 6 pontos ganhos com apenas uma vitória, a jovem equipe se manteve viva na competição após vencer o Santa Cruz na última rodada por 2 x 1. É a única equipe que não depende somente dela para se classificar. A missão não é nada fácil, além de vencer o Ouro Verde em Arapuá, ainda vai ter que torcer contra as equipes do Novo Andorinhas, Bela Vista e Santa Cruz (todas jogando em casa). Das três, duas não poderá vencer os seus jogos, podendo até empatar. 

O Mamoré goleando o Ouro Verde e torcendo por um imensa combinação de resultados, pode encerrar na 6ª colocação e na pior das hipóteses, na lanterna. 

Possíveis adversários nas Quartas de Final: Niterói, Paranaíba, Tirense, Ouro Verde.


SANTA CRUZ: 

Segundo maior ganhador do campeonato Regional, o "Jacaré" da Lagoa Formosa vem com uma campanha bastante irregular nesta edição da competição. Em oito rodadas a equipe esteve quatro vezes na oitava e quatro vezes na nona posição. Apesar da campanha com apenas 25% de aproveitamento, o Santa Cruz dependerá somente dele para se classificar. Para isso basta vencer o Dínamo de Araxá na Lagoa Formosa por qualquer placar.

Jogando em casa o Santa Cruz ainda não venceu na competição, com dois empates e uma derrota. Seu ataque é ao lado do Novo Andorinhas, o mais inoperante da competição.

O Santa Cruz dependendo de uma combinação de resultados pode encerrar até na 5ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na lanterna.

Possíveis adversários nas Quartas de Final:  Niterói, Paranaíba, Tirense, Ouro Verde.


NOVO ANDORINHAS:

Acostumado a crescer na reta final da competição, a "Andorinha" de Presidente Olegário treinada pelo inteligente treinador Cleiton Rogério, chega na última rodada dentre os classificados. Para conquistar a vaga em definitivo a equipe que receberá o líder Niterói, necessitará da vitória simples para não depender de outros resultados. Caso empate,  terá que torcer por duas combinações de resultados em três jogos, sendo que o Mamoré e o Santa Cruz não vença e o Bela Vista seja derrotado. Se perder terá que torcer para o Mamoré e o Santa Cruz também serem derrotados.

Nas oito rodadas o Novo Andorinhas esteve uma vez na 5ª posição e uma vez na 9ª posição. Possui ao lado do Santa Cruz o ataque mais inoperante da competição.

O Novo Andorinhas dependendo de uma combinação de resultados pode encerrar até na 5ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na lanterna.

Possíveis adversários nas Quartas de Final: Niterói, Paranaíba, Tirense, Ouro Verde.

BELA VISTA:

Campeão Regional de 2009, o "Pica-Pau" de Carmo do Paranaíba buscou vários reforços de fora do município e ainda trouxe o treinador Guilherme, que estava na comissão técnica do Niterói, na conquista do título de 2017. A equipe esteve na quarta colocação nas quatro primeiras rodadas, mas depois perdeu posições na tabela e chegou a estar na oitava colocação. Para se classificar basta uma vitória simples diante do Tirense. Se empatar terá que torcer para uma combinação de dois dos três jogos, que o Mamoré, Santa Cruz e o Novo Andorinhas, não vença os seus jogos.

Se perder, terá que torcer para uma combinação de dois dos três jogos, que o Mamoré, Santa Cruz não vença e o Novo Andorinhas, perca para o Niterói.

Nas oito rodadas o Bela Vista esteve quatro vezes na 4ª posição e uma vez na 8ª posição. Conquistou apenas uma vitória em oito jogos.

O Bela Vista dependendo de uma combinação de resultados pode encerrar até na 5ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na lanterna.

Possíveis adversários nas Quartas de Final: Niterói, Paranaíba, Tirense, Ouro Verde.

DÍNAMO:

Em sua segunda participação consecutiva no Regional de Patos de Minas o "Lobão" de Araxá, vem de uma campanha onde figurou na parte debaixo da tabela. Mesmo assim está próximo da classificação e para isso, depende somente de um empate na Lagoa Formosa diante do Santa Cruz. Se perder, terá que torcer para uma combinação de dois dos três jogos, o Mamoré, Novo Andorinhas e o Bela Vista não vença os seus jogos. 

Nas oito rodadas o Dínamo esteve uma vezes na 5ª posição e duas vezes na 9ª posição. Sua defesa, ao lado do Sparta é a segunda mais vazada da competição.

O Dínamo dependendo de uma combinação de resultados pode encerrar até na 5ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na lanterna.

Possíveis adversários nas Quartas de Final: Niterói, Paranaíba, Tirense, Ouro Verde.

SPARTA

Com uma campanha mediana o "Lobo do Cerrado" de São Gotardo possui uma equipe bastante experiente e acostumada a disputar o campeonato Regional. Está muito próxima da vaga e para isso basta empatar com o Paranaíba do Carmo. O Sparta somente perde a vaga se for goleado por diferença mínima de 04 gols e o Mamoré vença o Ouro Verde por diferença de dois gols ou mais em Arapuá.

Nas oito rodadas o Sparta esteve uma vez na 3ª posição e uma vez na 7ª posição. 

O Sparta dependendo de uma combinação de resultados pode encerrar até na 5ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na nona colocação.

Possíveis adversários nas Quartas de Final: Niterói, Paranaíba, Tirense, Ouro Verde.

OURO VERDE:

Já classificado, o "Zangão" de Arapuá chega nesta última rodada buscando melhorar a sua posição na tabela, pensando na sequência da competição. O adversário será a jovem equipe do E.C. Mamoré em Arapuá. O Ouro Verde pode até encerrar na vice liderança caso vença a sua partida e conte com tropeços do Paranaíba e do Tirense ambos jogando fora de casa.

A campanha do Ouro Verde vem numa crescente. Começou na 9ª colocação e chegou a vice liderança na 7ª rodada.

Dependendo de uma combinação de resultados pode encerrar até na 2ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na quarta colocação.

Possíveis adversários nas Quartas de Final se encerrar em segundo: Bela Vista, Novo Andorinhas ou Santa Cruz. Pode ainda enfrentar o Dínamo, Sparta e Mamoré 

TIRENSE:

Atual vice campeão Regional o Tirense já classificado ocupa atualmente a terceira colocação na tabela de classificação. Na última rodada, vem em busca de alcançar a vice liderança jogando em Carmo do Paranaíba, diante do Bela Vista. Durante toda a primeira fase esteve na parte de cima da tabela. O Tirense é dono da melhor defesa da competição com apenas 6 gols sofridos em 8 jogos.

A campanha do Tirense manteve a equipe sempre na parte de cima da tabela. Esteve por três vezes na segunda e três vezes na terceira colocação. 

Conquistando um resultado diante do Bela Vista melhor que o Paranaíba diante do Sparta, e que o Ouro Verde diante do Mamoré, o Tirense pode encerrar até na 2ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na quarta colocação.

Possíveis adversários nas Quartas de Final se encerrar em segundo: Bela Vista, Novo Andorinhas ou Santa Cruz. Pode ainda enfrentar o Dínamo, Sparta e Mamoré :

PARANAÍBA:

Maior ganhador de títulos da competição o "Galinho Carmense" de Carmo do Paranaíba busca se manter na vice liderança. Com uma boa campanha, a equipe se manteve durante toda a primeira fase alternando entre a segunda e terceira colocação. Após acordo com o Sparta, o Galinho mandará essa partida decisiva em sua casa. Necessita da vitória para garantir a segunda posição. Em caso de empate terá que torcer para que o Ouro Verde e o Tirense não vença os seus jogos.

O Paranaíba esteve por quatro vezes na segunda colocação e por quatro vezes na terceira colocação. 

Poderá encerrar na 2ª colocação e na pior das hipóteses, encerra na quarta colocação.

Possíveis adversários nas Quartas de Final se encerrar em segundo: Bela Vista, Novo Andorinhas ou Santa Cruz. Pode ainda enfrentar o Dínamo, Sparta e Mamoré :

NITERÓI:

Atual bicampeão Regional o "Touro Loko" de Carmo do Paranaíba já está garantido na primeira colocação. Vem nessa última rodada, manter a sua invencibilidade dentro de campo, uma vez que a sua derrota foi dada em uma partida que não aconteceu, diante do Paranaíba. Independente de qualquer resultado diante do Novo Andorinhas, encerra na primeira colocação.

Dono do melhor ataque da competição com 18 gols em 8 jogos, o Niterói tem realizado partidas eletrizantes, como por exemplo a virada diante do Sparta.

Possíveis adversários nas Quartas de Final : Bela Vista, Novo Andorinhas, Santa Cruz. Mamoré e ainda o Dínamo e o Sparta.