[Municipal Unaí] - Veja a situação de cada equipe na competição.

Alexandre Oliveira

O Campeonato Municipal de Unaí 2019 - ACE/CDL já está com com cinco das nove rodadas da primeira fase disputadas. e a empolgação e dedicação não estão faltando aos competidores. O torcedor unaiense que gosta do futebol amador, também tem comparecido para prestigiar.  Algumas equipes já vão demonstrando a que vieram no campeonato, que conta com nove equipes jogando em turno e chave única se enfrenando todos contra todos.

Itapuã Iate Clube com 100% de aproveitamento nos quatro jogos disputados, vem se destacando até o momento. Por outro lado o Clube Olympic Mineiro que ainda não pontuou e Colina com apenas 13% de aproveitamento, já estão sem chances matemáticas de classificação.

Como nas competições anteriores, fizemos nossos cálculos e verificamos que para um clube conquistar a classificação (ficar em quarto lugar), o número a ser alcançado com toda a margem de segurança seria 16 pontos ganhos. Mas alertamos que podemos ter uma equipes classificada com 14 pontos ganhos, (dependendo de combinação de resultados) bem como podemos ter equipe com 15 pontos ganhos e ficar de fora do G4. Por isso 16 pontos ganhos é o número perseguido, para não depender de resultados de terceiros. 

Para terminar em primeiro lugar do grupo, o número a ser perseguido é 18 pontos ganhos. 

Veja abaixo os jogos de cada equipe, nas últimas quatro rodadas e a pontuação máxima que cada uma poderia alcançar, caso vencesse todos os seus jogos:

Observe que Itapuã Iate Clube, Unagril/ARUF e Sorvetes Moranguinho/Sport Forma brigam pelo primeiro lugar da primeira fase, o que na verdade não lhe dará nenhuma vantagem. Mas nesse momento as três equipes ainda correm risco de ficarem de fora do G4. 

O Itapuã necessita de uma vitória e um empate para se classificar e tem briga direta pela liderança com ARUF e Sport Forma.

O Sport Forma necessita de duas vitórias para a classificação em quatro jogos e ainda tem confronto direto pela liderança

O ARUF necessita de duas vitórias e dois empates nos quatros jogos ou três vitórias, e poderá ter como  jogo chave para a classificação, o confronto diante do Canaã na última rodada.

O Canaã necessitaria de Três vitórias para não depender de nenhum resultado. Necessita vencer principalmente o ARUF e o Noroeste.

O Noroeste não terá vida fácil. Terá que pelo menos vencer três e empatar uma das quatro partidas restantes. As vitórias deverão vir de preferência sobre Canaã, Colina e Cachoeirense. 

O Cachoeirense está em plena reação na competição, depois de um começo ruim. Terá que vencer os seus três adversários, Noroeste, JD Campos e Olympic e provalmente depender de alguma combinação. Por isso quanto maior o saldo de gols nas vitórias, melhor será.

O JD Campos necessita vencer as quatro partidas restantes ou vencer principalmente Cachoeirense, ARUF e Olympic e buscar uma combinação na última rodada contra o Sport Forma.

Já o Olympic e o Colina, possuem três jogos apenas para cumprir tabela.

Os cálculos acima foram baseados em 16 pontos para a classificação.


Fotos: Nivaldo Vaz