[Mineiro Amador] - Vasco de Esmeraldas é o primeiro Campeão Mineiro amador!

Por Alexandre Oliveira

O Vasco de Esmeraldas é o primeiro campeão Mineiro de Futebol Amador. A equipe conquistou o mais importante título do Estado de Minas Gerais ao vencer o Pedra Branca de Ribeirão das Neves pelo placar de 3 x 1.

A competição, promovida de forma inédita pela Federação Mineira de Futebol, sob presidência de Adriano Aro, foi a realização de um sonho de muitos desportistas. Participaram equipes de todas as regiões do Estado mineiro indo de Ituiutaba a Almenara e de Pirapora as cidades Zona da Mata. Oito equipe de Belo Horizonte também participaram da competição.

Mas o grande campeão da temporada é o Vasco da Gama Futebol Clube de Esmeraldas, que nesse ano já havia vencido a Copa Itatiaia, o Classista de Betim e agora o campeonato Mineiro. Sem dúvida que o "Vascão" é o grande nome do futebol amador nesse momento e um dos maiores na história do futebol amador do estado.

Fundado em 13 de dezembro de 1938, o Vasco de Esmeraldas, cidade de 67 mil habitantes localizada a 59 km de Belo Horizonte, é tricampeão da Copa Itatiaia, Campeão do Classista de Betim do Torneio Corujão e agora incluí em sua história o de campeão Mineiro 2019. Com isso, o time de Esmeraldas possui em sua história os principais títulos do estado.

A conquista do Mineiro aconteceu na tarde deste sábado(06) na Arena Independência em Belo Horizonte onde venceu de virada o Pedra Branca. E foi o adversário quem saiu na frente através de Thassys aos 13 minutos em bonita jogada individual. Até os 30 minutos o Vasco não se encaixava e errava muitos passes, proporcionando o contra-ataque do adversário.

Aos 35 minutos o Vasco chegou ao primeiro gol com Mateus que  empatou a partida. Aos 44 minutos Rondineli foi lançado em velocidade e marcou um belo gol da virada, encerrando a primeira etapa  com vitória parcial do Vasco. 

No segundo tempo aos 11 minutos Luiz ampliou o placar de cabeça, após rebote do goleiro. Daí pra frente foi só administrar o resultado e contar os minutos para o apito final do árbitro, para soltar mais um grito de campeão.

O site explosaodoradio.com e o canalex.com.br retransmitiram a partida com imagens sendo devidamente autorizados pela Federação Mineira de Futebol.  Essa foi mais uma novidade em nossos quase dez anos de cobertura ao futebol amador.

Parabéns ao Vasco de Esmeraldas, o Supercampeão da temporada!