[Mineiro Amador] - Primeiro campeonato Mineiro de Futebol Amador começa no próximo domingo.

Por Alexandre Oliveira

Está chegando a hora! No próximo domingo 28/04, começa o primeiro Campeonato Mineiro de Futebol Amador, promovido pela FMF - Federação Mineira de Futebol. A competição contará em sua primeira fase com 48 equipes que farão em fase eliminatória (mata-mata), com jogos de Ida e Volta. 

A segunda fase, composta por 24 equipes, será divida em 06 chaves de 04 equipes se classificando os dois melhores de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados. A partir daí em regime de "mata-mata", serão jogados as Oitavas, Quartas, Semifinal e Final que acontecerá no dias 06 de julho.

Participam da competição, clubes campeões das Ligas Municipais devidamente filiadas a FMF e/ou equipes devidamente indicadas por essas ligas. Cada equipe deverá inscrever o mínimo de 18 e máximo de 23 atletas nascidos no máximo em 2002, devidamente registrados na FMF e que deverão jogar com numeração fixa. O prazo final para inscrição dos atletas será na próxima quarta-feira 24/04. 

A participação de atletas profissionais está liberada apenas para atletas que fizeram a sua reversão até 31/12/2018 ou que participaram de no mínimo 05 partidas em competição amadoras em 2019.

Durante a partida poderão ser realizadas até 05 substituições desde que em apenas 03 atos para substituição. (a partida seja paralisada por apenas 03 vezes por cada equipe). Se for realizada no intervalo, a equipe ainda terá as três paralisações.

A premiação será com troféus e medalhas. A FMF além de uniformes e materiais esportivo, também vai arcar com  transporte, para jogos acima de 100 km de distância. A arbitragem também será de responsabilidade da Federação e em cada partida, levará duas bolas novas, ao final será doada as equipes participantes.

Vejam os jogos: