[Copa Norte de Minas] - Independente é o grande campeão!

Alexandre Oliveira

Terminou a quarta edição da Copa Norte de Minas de futebol amador, evento que foi muito bem promovido e organizado pela AFCANM - Associação de Futebol de Clube Amadores no Norte de Minas. A competição contou com participação de quinze equipes, representando 13 municípios, já que Montes Claros e Lontra contaram com dois representantes cada. Esta edição contou com o patrocínio da rede de Supermercados BH, o que garantiu uma melhor premiação além de custear parte da arbitragem e dar maior credibilidade ao campeonato. O público marcou boa presença nos jogos, resultado do sucesso de um evento.

Na tarde deste sábado(29), a grande Final foi disputada com uma bonita festa no estádio José Maria Melo, de propriedade do Cassimiro de Abreu, em Montes Claros, que foi um dos participantes da competição. O público compareceu em bom número, apesar da cobrança de ingressos no valor de R$ 5,00, o que não é costumeiro na região, nos jogos do futebol amador.  Em campo as equipes do Associação Alternativa de Futebol, que necessitava da vitória por pelo menos dois gols de diferença recebendo a Associação Desportiva Independente de Pedras de Maria da Cruz, município de cerca de 11 mil habitantes, localizado a 160 km Montes Claros.

As duas equipes chegaram a grande Final com total equilíbrio. Um aproveitamento de 78,2%, com 8 vitórias, 2 empates e uma derrota. Além disso havia outra briga, pela artilharia da competição, onde Rafael do Alternativa havia marcado 11 gols e Junior Alves do Independente 10 gols. No jogo de Ida no último sábado, o Independente venceu por 1 x 0, quebrando a invencibilidade do alternativa, resultado que lhe dava o direito do empate. 

O Independente veio a campo com apenas uma mudança, a volta de Cerezo no lugar de Jefinho. Já o Alternativa apresentou várias mudanças em seu time, após perder a invencibilidade na partida anterior. ficaram de fora John-John, Lepe e Dieguinho, além de Barbosa que foi recuado para a zaga e João Victor que saiu da lateral esquerda indo para o meio.

A partida começou com o Independente tomando mais as iniciativas de ataque, apesar de jogar pelo empate. O Alternativa tinha grande dificuldade em sair da sua defesa e errava muitos passes o que proporcionava o contra-ataque do adversário. As melhores chances de gols foram do Independente, principalmente nas venenosas cobranças de escanteio de Cerezo, pelo lado esquerdo do ataque. E o primeiro tempo encerrou com o placar sem gols, mas com um bom futebol.

O segundo tempo com o Alternativa apresentando três substituições, fora uma que havia feito durante o primeiro tempo com a saída de Cristian para a entrada de Dieguinho. Camilo, Sávio e Azeitona entraram nos lugares de Luiz Fernando, Igor e João Victor.  E o Alternativa até que teve a chance de mudar a história da decisão aos 12 minutos, com uma penalidade em cima de Camilo, que o artilheiro do campeonato Rafael bateu para fora. Mas aos 19 minutos o Alternativa viu as suas chances diminuírem. Cerezo fez boa jogada na área do Alternativa e foi derrubado. Pênalti que culminou na expulsão do lateral direito Sam. O próprio Cerezo bateu e abriu o placar da decisão. A partir daí o Alternativa virou um amontoado de atletas, jogando com garra, porém desordenados. Em um lance lamentável de agressão física os jogadores Manteiguinha do Alternativa e Marreco do Independente foram expulsos. E a partida virou um jogo de um Alternativa valente atrás do resultado, contra um Independente jogando nos contra-ataques e perdendo muitos gols. Até que aos 46 minutos Peu foi lançado pela esquerda, cruzou para área, o atacante Junior Alves perdeu no primeiro arremate mas na sobra ampliou o placar garantindo o título da competição e se igualando na artilharia também com 11 gols.

Registramos também que houve preliminar com as equipes do Cassimiro e do San Remo se enfrentando no futebol feminino. 

A equipe dos "Campeões da Terra" transmitiu a partida pela rádio Terra de Montes Claros retransmitida pelo Canal eX com Alexandre Oliveira, Willian Santos, Adeli Mendes, Sebastião Remígio e Joselito Almeida. Matheus Santos trabalhou nas fotografias.

INDEPENDENTE: Biel; Bil, Henrique(Marreco), Requinha, Pedro Junior; Nego de Baiano, Diogo, Tonzinho(Peu), Cerezo(Jefinho), Dunguinha, Junio Alves      Téc.: Rafael

ASSOCIAÇÃO: Cassinho; Sam, Barbosa, Matheus, Luiz Fernando(Camilo); Igor(Sávio), João Victor(Azeitona), Manteiguinha, Cristian(Dieguinho), Rafael(Deninha)   Téc.: Edvaldo Bento

ARBITRAGEM: Raimundo Nonato AUX 1: Paulo César  Aux 2: Érica Gabriela

CARTÕES AMARELOS: Pedro Junior, Cerezo, Junior Alves (IND) - Igor, Barbosa, Matheus, Sam(2) (ALT)

CARTÕES VERMELHOS: Marreco (IND) - Sam e Manteiguinha (ALT)

GOLS: Cerezo 19(2t) e Junio Alves 46 (2t).

PÚBLICO PAGANTE:  730       TOTAL: 876

Ouça os gols da partida com a narração de Alexandre Oliveira e comentários de William Santos.

Ouça a reprise do jogo, neste domingo 30/06 a partir das 14:00 horas. Acessando o Canal eX: https://www.radios.com.br/aovivo/canal-ex/42812


Imagens: Matheus Santos