[Copa Norte de Minas] - Independente abre vantagem na primeira partida da Final.

Alexandre Oliveira

Disputada na noite deste sábado(22), em Pedras de Maria da Cruz (154 km de Montes Claros), a partida de Ida da grande Final da 4ª Copa Norte de Minas de Futebol Amador, promovida pela AFCANM- Associação de Futebol de Clubes Amadores do Norte de Minas. Em campo a Associação Desportiva Independente, terceira final consecutiva em quatro edições da competição, recebendo a Associação Alternativa de Futebol, de Montes Claros, que chega para a sua primeira Final, porém com uma campanha impecável. invicto após dez partidas disputadas e com apenas um gol sofrido. Além disso possui o artilheiro da competição, Rafael, com 11 gols marcados. O Independente também briga pela artilharia, através de Junio Alves, que chegou na Final com 09 gols marcados, o que deixa a decisão ainda mais apimentada.

O público compareceu em grande número, apesar da cobrança de ingresso que não é costumeira na região, acompanhando a partida com muita ordem e comemorando muito a vitória da sua equipe.

Em campo quem começou pressionando foi a Alternativa, que imprimiu um forte poderio de ataque em busca de já abrir o placar no começo do jogo. Aos poucos o Independente foi se livrando da pressão e partir dos 15 minutos a partida já estava equilibrada e com o time da casa buscando mais o ataque. A Alternativa respondia com o rápido Dieguinho pela direita e com Manteiguinha pela esquerda. Apesar do forte ritmo da partida, as duas equipes praticamente só levavam maiores perigos as defesas adversárias, através de cobranças de falta, de longa distância, ou cobranças de escanteio. O melhor lance do primeiro tempo saiu em uma jogada individual do bom lateral direito Bil do Independente que bateu de canhota de fora da área e obrigou o goleiro Cassinho fazer importante defesa. No final da primeira etapa o volante Igor, da Alternativa, deixou o campo com uma contusão no tornozelo e foi um grande desfalque para a sua equipe na segunda etapa.

O segundo tempo começou da mesma forma que primeiro, porém de forma inversa. Quem veio para pressão foi o Independente, conquistando cinco escanteios seguidos e cobrados com muito perigo. Aos poucos a Alternativa, foi saindo da pressão e equilibrando a partida, porém aos 21 minutos, após cobrança de falta lançada na área, a bola sobrou para Junio Alves que fuzilou sem chances para o goleiro Cassinho abrindo o placar e ampliando a sua atilharia, agora apenas à um gol do artilheiro Rafael.

A partir do gol a partida ficou aberta, com as duas equipes buscando o ataque. A Alternativa veio na pressão, porém chegando nas chamadas "bolas paradas" e o Independente descendo em rápidos contra-ataques. Os treinadores fizeram suas mudanças, mas sem efeito, a não ser a entrada de Azeitona pelo Alternativa, que tem boas cobranças de falta e escanteio.

No próximo final de semana, a grande Final acontecerá no estádio José Maria Melo (campo do Cassimiro) em Montes Claros com a Alternativa necessitando vencer por dois gols de diferença no tempo normal. Caso vença por apenas um gol, a decisão será nas penalidades máximas.

A equipe "Os campeões da Terra" esteve transmitindo a partida pela rádio Terra AM 760 e pelo Canal eX. A narração foi de Alexandre Oliveira, as reportagens de William Santos e Adeli Mendes, com o suporte técnico de Deusdete Ribeiro.

INDEPENDENTE: Biel; Bil, Henrique, Requinha, Pedro Junior; Nego do Baiano, Diogo, Toinzinho; Jefinho(Peu), Dunguinha(Maxsuel), Junio Alves(Rafinha).  Téc.: Rafael

ASSOCIAÇÃO: Cassinho; Sam, John john, Matheus, João Victor(Fernando); Igor(Sávio), Barbosa, Lepe(Azeitona), Manteiguinha(Marcos), Dieguinho, Rafael   Téc.: Edvaldo Bento

ARBITRAGEM: Fernando Reis       AUX 1: José Teixeira          Aux 2: Carlos Afonso

CARTÕES AMARELO: Henrique, Requinha, Junio Alves, Toinzinho (IND) - Igor, Manteiguinha, Sávio (ALT)

GOL: Junio Alves 21 (2t).