[Copa Norte de Minas] - Com dois classificados e dois eliminados, competição promete muitas emoções na última rodada.

Por Alexandre Oliveira

Disputada na tarde deste sábado(27), a quinta e penúltima rodada da primeira fase da 4ª Copa Norte de MInas de Futebol Amador, promovida e organizada pela AFCANM. A rodada aconteceu com apenas cinco jogos, uma vez que Construmendes X E. C Umbuzeiro e A.A. Jaíba X Janaúba, jogarão em outras datas. O grande "Destaque da Rodada", ficou por conta do Independentes de Pedra de Maria da Cruz, que conquistou a sua classificação ao golear a Seleção de Montalvânia por 5 x 0. 

Faltando apenas uma rodada para o fim da primeira fase, Auto Escola Alternativa de Montes Claros e Independentes já estão classificados e garantidos no primeiro lugar dos seus grupos. Já Vila Nova de Claro dos Poções e Cantareira de São João da Ponte, já não tem mais chances e estarão apenas cumprindo tabela na última rodada.

Pelo Grupo A, não houve jogos neste sábado e a situação é a seguinte:

O grupo é formado por apenas 3 equipes, após quatro jogos disputados, não ocorreu nenhuma vitória. Duas equipes estão com 3 pontos em 3 empates e uma equipe com 2 pontos em dois empates e dois jogos. A situação é totalmente indefinida. Se Janaúba vencer o AA Jaíba no próximo jogo, se classifica antecipadamente e Jaíba teria que torcer para Janaúba derrotar Mato Verde por um gol a mais. 

Pelo Grupo B o Independentes de Pedras de Maria da Cruz, aplicou uma goleada sobre a Seleção de Montalvânia e conquistou a sua classificação como primeiro colocado do grupo e agora aguarda o seu adversário nas Quartas de Final que será definido entre Cassimiro de Abreu de Montes Claros  e Real de Ponto Chique. Mas antes o Independentes encerra a sua participação na primeira jogando em Manga.

Mesmo sendo goleado, a Seleção de Montalvânia ainda possui boas chances de classificação, para isso basta vencer a Seleção de Januária em Montalvânia e torcer para a Seleção de Manga, não vencer o Independentes em Manga. A Seleção de Manga precisa vencer e torcer por um tropeço da Seleção de Januária diante da Seleção de Montalvânia. Já a Seleção de Januária, vitória simples lhe dá a classificação sem depender de nenhum outro resultado.

Pelo Grupo C o Auto Escola Alternativa de Montes Claros, já classificado desde a 4ª rodada, perdeu os seus primeiros pontos ao empatar com o Cassimiro de Abreu em 0 x 0. No primeiro turno o Alternativa havia vencido o clássico  por 5 x 0. Agora é aguardar o seu adversário na próxima fase, que saí da disputa entre Real Master de Brasília de Minas, CREU e Construmendes de Lontra. A outra vaga do grupo está sendo disputada entre Cassimiro de Abreu e Real de Ponto Chique. O Cassimiro de Abreu joga em Claro dos Poções diante do já eliminado Vila Nova, dependendo exclusivamente dele. Já o Real joga em Montes Claros diante do líder Alternativa, necessitando vencer e torcer pelo tropeço do Cassimiro de Abreu.

Pelo Grupo D a situação está um pouco mais embolada. Construmendes de Lontra e CREU de Umbuzeiro se enfrentam no feriado do trabalhador, ainda pela 5ª rodada. Se o CREU vencer define a sua classificação. Se empatar, somente perderá a classificação se  se for derrotado pelo Real Master e o Construmendes vencer o já eliminado Cantareira em São João da Ponte tirando uma diferença de cinco gols. Já se o Construmendes vencer na quarta-feira por um placar de três ou mais gols de diferença, passa a depender somente dele para se classificar na última rodada. Se por apenas dois gols de diferença, dependerá do tropeço do CREU na última rodada. O CREU se vencer as suas duas últimas partidas, diante do Construmendes em Lontra e o Real Master em Umbuzeiro, termina em primeiro lugar do grupo D e se livra de encontro já na próxima fase diante o Auto Escola Alternativa, time de melhor campanha até o momento.

CLIQUE AQUI E VEJA OS RESULTADOS DO FINAL DE SEMANA E A CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS:


Lembrando que nesta segunda-feira as 20 horas, tem o programa A BOLA DO JOGO, aqui no explosãodoradio.com e no Canal eX.