[A Bola do Jogo] - Programa esportivo via web rádio completa cinco anos.

Por Alexandre Oliveira

Da ideia dos amigos jornalistas Alexandre Oliveira e João Batista, foi ao Ar em 26/08/2013, a primeira edição do programa esportivo A Bola do Jogo. A exatamente cinco anos, a dedicação e a paixão pelo futebol fez surgir um programa que viraria uma grande atração nas noites de  segundas-feiras. Não somente na cidade mineira de Carmo do Paranaíba, mas em várias regiões do Estado de Minas Gerais inclusive a a capital mineira e o Estado de São Paulo bem como nos Estados Unidos. 

A cinco anos atrás, fazer uma transmissão ao vivo via web, não tinha as facilidades de hoje, que com um celular, um cadastro no Facebook ou Instagram se faz uma transmissão em tempo real com imagens. Após vários testes entrou no Ar a edição que seria apenas um piloto, mas devido a empolgação de João Batista, 64 computadores estiveram conectados naquela noite de muita expectativa. Devido a forma de transmissão, a cada 30 minutos os internautas eram obrigados a atualizar a página para continuar ouvindo o próximo bloco do programa.

Alexandre Oliveira, João Batista, Fábio Amaral e os garotos Mateus Almeida e Matheus Santos, responsável pela parte técnica, deram realidade ao sonho de se fazer um programa de debates, com liberdade de opiniões, sem o compromisso de dividir o tempo ou as vezes dar maior tempo aos anunciantes e sem a rivalidade muitas vezes existente entre diversos órgãos da imprensa. A repercussão foi a melhor possível e surgiu então "o seu bate bola interativo", "o seu compromisso de todas as segundas-feiras".

Fábio Amaral, Alexandre Oliveira, João Batista, Mateus Almeida e Jota Silva
Fábio Amaral, Alexandre Oliveira, João Batista, Mateus Almeida e Jota Silva

Já na segunda edição, o programa ganhou um presente. A sua abertura com a bela voz de Dedé Amorim. Na terceira edição, ganhamos um mais um grande aliado. Jota Silva, uma verdadeira enciclopédia do futebol, que foi fundamental para o seguimento do programa, nos emprestando os seus equipamentos, além de muitas vezes ter participado conosco. 

A partir daí foram surgindo várias inovações arrojadas e sempre uma novidade para os nossos ouvintes. Falamos pela primeira vez com uma participação externa sendo diretamente da Liga Patense de Desportos com o julgamento do Paranaíba E C e dos seus atletas Gustavo Ramom e Luciano Dragão envolvidos em grande confusão no estádio João Luiz de Carvalho na partida diante do Paranaíba de Patos. Conseguimos a autorização da Rede Itasat para retransmitirmos os áudios da rádio Itatiaia, trouxemos os nossos primeiros convidados presencial e ainda a participação de Cássio Rosano direto de Monte Carmelo, o nosso primeiro "convidado virtual". Nascia aí a "Ponte Área mais famosa do Brasil". Fomos retransmitidos durante mais de um ano pela rádio Liberal FM de Carmo do Paranaíba.

De São Paulo vieram os comentaristas Robson Luiz, Lairton Gama, Daverson Cardoso, além das participações de Álex Alan, Jeferson Caetano e do ilustre membro do Tribunal Pleno da STJD Dr. Wladimir Cassani. Do Rio de Janeiro Márcio André Gama também nos trouxe notícias e comentários das equipes cariocas. Em Minas Gerais de Belo Horizonte, Leandro Barreto, de Governador Valadares João Paulo Marques de Bom Despacho Jota Silva e de João Pinheiro o nosso saudoso e eterno amigo Assis Alves. Além é claro de diversos, companheiros da imprensa, dirigentes, atletas e treinadores de vários clubes do Alto Paranaíba e de Uberlândia que falavam ao vivo em nosso programa. 

Cronistas de peso da imprensa esportiva de Belo Horizonte também foram ouvidos em nosso programa através de entrevistas e participações ao vivo. Os narradores Mario Henrique, Mario Savaget,  Piquitito e Emerson Rodrigues. Os repórteres Adilson Martins, João Victor Xavier e o comentaristas Domingos Sávio Baião além do presidente da AMCE - Associação Mineira dos Cronistas Esportivos Luiz Carlos Gomes.

Tivemos participações ao vivo dos Estados Unidos com o ouvinte Éder Silva e do Panamá com o comentarista Lairton Gama. Além de nossa audiência em Minas Gerais e São Paulo, já tivemos registros de  ouvintes no Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Espirito Santo, Bahia, Austrália, França e muitos ouvintes nos Estados Unidos.

Atualmente o programa não está sendo realizado todas as semanas, devido a mais um período de mudança de cidade do seu apresentador e produtor Alexandre Oliveira. Enquanto o seu novo destino não for concretizado, algumas edições estão vindo ao Ar mas por gravação no dia anterior. Nas próximas semanas o programa estará de volta.

Agradecemos a todos que participaram ou nos acompanharam nesses últimos cinco anos. Que Deus nos dê saúde e condições de realizar esse programa, que tanto apoia o futebol amador e revela talentos da imprensa. Em breve estará no Ar mais um programa A Bola do Jogo, feito com muito carinho para você, que é a razão do existir da equipe Explosão do Rádio, que a cinco anos se reúne só para lhe manter bem informado.